O que siginifica CRM?

Você sabe o que significa CRM?

Você sabe o que significa CRM?

Há uma porção de resultados nos sites de buscas sobre esse termo. Mas a minha proposta é lhe explicar o verdadeiro significado do CRM.

O Básico

CRM é uma abreviação do termo em inglês Customer Relationship Management, que pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Muitos que ouvem sobre o assunto, tem uma ideia que o CRM cuida apenas de Call Center, justamente pelo fato de grandes empresas criar um departamento chamado “Central de Relacionamento”.

Não deixa de ser uma das vertentes do CRM, mas não é a única.

CRM não é praticado apenas por grandes empresas. Longe disso, os menores negócio, são capazes e geralmente, melhores sucedidos nesse assunto.

Para resumir, a Gestão de Relacionamento com o Clientes é conjunto de estudos, planejamentos, estratégias e técnicas, focadas em proporcionar sempre o melhor relacionamento entre uma empresa e seus clientes.

O Bolo de Prestígio

Gosto de café expresso. Já cheguei a tomar muitas xícaras em um mesmo dia. Hoje, sou mais comedido e tomo um ou dois por dia. E gosto de frequentar as cafeterias da minha cidade.

Em uma delas, há sempre a vista uma exposição de doces tão bonitos que é difícil não querer provar um deles.

Em algumas vezes que fui, provei alguns doces variados. Na maioria deliciosos. Até o dia que provei um bolo de prestígio. O melhor bolo de prestígio que já provei.

Não tenha dúvidas, que nas vezes seguintes, sempre peguei um pedaço desse bolo.

Um dia, uma atendente me disse:

- Você gosta mesmo desse bolo né?

- É muito bom. Você já provou? – respondi.

- Sim. É um dos meus prediletos.

Em um outro dia, outra atendente me disse:

- Olha, tem um último pedaço do bolo de prestígio. Com certeza, ele estava esperando você.

Eu ri. Pois, era de fato o meu preferido.

Em outra ocasião, cheguei e não tinha o bolo de prestígio. Quando fui pegar outro bolo. A atendente pediu pra que eu esperasse um pouco. Em 2 minutos ela saía da cozinha com um bolo prestígio recém preparado.

O que tem de importante nessa história?

Elas não fazem o bolo de prestígio só por minha causa. Mas elas perceberam o quanto eu gostei de um de seus produtos. E elas, talvez sem intenção, com pequenas ações, fizeram que a relação de consumo que eu tenho com essa cafeteria, seja infinitamente melhor que qualquer outra na cidade.

Concluindo

Perceba, que até o momento, não citei os sistemas informatizados de CRM, pois, a Gestão de Relacionamento é muito mais antiga que o computador e muito mais abrangente que apenas o uso do sistema. Envolve estudos estratégicos, criação de planos, aplicação de técnicas, que, de fato, envolve mudanças significativas na cultura da empresa e no modo de agir dos colaboradores.

Mas, o uso de um bom sistema de gestão de relacionamento com o cliente se torna indispensável quando falamos de um mercado atual. Os clientes estão mais exigentes. Os concorrentes mais eficazes. Os produtos e serviços quase se equiparam. E o que pode realmente fazer a diferença é o relacionamento, a experiência, que um cliente tem quando ele quer precisa de algo da sua empresa.

Entre em contato conosco, e conheça o poder do BigTiger CRM. Com a nossa consultoria sua empresa poderá entender como proporcionar melhores experiências a seus clientes.

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